“Na saúde e na doença”: o que significa e como reinventar esta frase nos vossos votos de casamento
Na saúde e na doença… mas sem clichês. O que significa afinal esta frase e será que ela se adapta a vocês?
“Eu,_____, aceito-te,______, como meu/minha legítimo esposo/esposa e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.”
Não podemos falar desta frase sem falar dos votos tradicionais que estão ligados à igreja, é aí que ela surge. O simbolismo é claro: uma promessa de amor eterno mesmo nos momentos mais difíceis. Afinal, se nos lembrarmos de momentos que remontam a séculos passados, a taxa de mortalidade era alta e a esperança média de vida baixa.
Mas vamos reimaginar esta frase… ela não fala apenas de uma doença física, mas sobre resiliência, apoio emocional e companheirismo. Hoje em dia podemos pensar não só no lado físico, mas também nas crises de ansiedade, nos problemas no trabalho e nos desafios da vida.
Para os noivos que preferem evitar clichês:
Para alguns casais, esta frase pode soar “antiga” e “distante”… Muitos casais procuram algo mais pessoal que traduza a realidade única deles. É aí que entram os votos de casamento originais e personalizados - a vossa história, amor, personalidade e sonhos.
Como adequar e reinventar:
Adequem à vossa história: como estiverem lá em momentos de “saúde” (felicidade que partilham no dia a dia) e de “doença” (momentos desafiantes onde deram as mãos e seguiram em frente). Assim a vossa história e os momentos mais importantes brilham no vosso casamento.
Se quiserem votos que fujam dos clichês mas mantenham a profundida, eu escrevo-os - únicos, emocionantes e fiéis à vossa história.